Felicidade — essa é uma daquelas palavras cujo significado parece que já nascemos sabendo. Com certeza não se faz necessário explicar o que é felicidade, uma vez que absolutamente todo ser humano a busca, mesmo que não saiba que sua vida está orientada a essa procura. Mas, entre buscar e encontrar, há um abismo.
Devemos ser sinceros conosco: muitas vezes sequer sabemos por onde começar a procurá-la ou se algum dia vamos de fato encontrá-la, e assim vamos vivendo, o tempo vai passando, e nos diluímos cada vez mais em coisas triviais e até mesmo fúteis, embora continuemos a buscar a felicidade. Será que existe saída para deixarmos de ser esse hamster correndo na roda?
Sim, existe! Nesta obra, você verá que “nossa felicidade consiste em cumprir o propósito de nosso ser”. E qual é esse propósito? Esta resposta é uma das que você encontrará aqui; a outra é como chegar a esse propósito em meio às circunstâncias da vida, pois buscar a felicidade “é como procurar pela fonte da luz em uma sala: ela não pode vir debaixo de uma cadeira, onde a luz está misturada à escuridão e às sombras”. Por isso D. Fulton Sheen aborda diversas esferas de nossa vida, seja no âmbito pessoal, seja no social: objetivo de vida, contentamento, trabalho, descanso, amor, relacionamento, filhos, guerra, paz, sociedade etc.
Você busca a felicidade, mas quer fazê-lo às cegas ou com um mapa do tesouro?